1º) Trabalho sobre variação lingüística
TURMAS;
A 3 – 26 de abril
A 4 - 26 de abril
A 5 – 04 de maio
1º) Trabalho sobre variação línguística
- Produza um pequeno vídeo caseiro (quase todo celular pode fazer gravações de vídeo curtas hoje em dia!), nos moldes do quadro humorístico que você assistiu, simulando uma propaganda eleitoral.
- Porém, cada aluno ou grupo de alunos irá assumir condições sociais diferentes, e que irão, claro, repercutir no modo como usarão a língua durante o seu "minuto eleitoral": um será médico, outro professor, outra será dona-de-casa, um terá vindo do interior de Minas Gerais, outro da capital do Rio de Janeiro, etc...
Os alunos serão avaliados em termos de:
1) Qualidade do vídeo produzido: o vídeo é criativo? indica interesse e participação dos atores envolvidos em sua confecção?
2) O vídeo atende ao que foi proposto? ou seja, os alunos assumiram, ao criarem seu personagem para o "minuto eleitoral", diferentes papéis sociais e distintas formas de utilizar a língua em suas diversas variantes?
3) O vídeo indica que os alunos compreenderam a necessidade de utilizar a variante padrão da língua oral em situações sociais em que essa variante se fizer necessária?
4) O vídeo demonstra que os alunos compreenderam igualmente que há situações em que a variante não-padrão da língua pode (e, às vezes, deve!) ser utilizada?
5) O vídeo demonstra que os alunos compreenderam que "falar bonito" não significa fazer um bom uso da língua e que "falar errado" nem sempre é, de fato, "errado"?
2º) Avaliação escrita: conteúdo - Variação lingüística: leitura e análises de textos; emprego dos conceitos estudados: língua, cultura, dialeto, registro, norma, linguagem verbal, linguagem não verbal, gramática natural e gramática normativa
TURMAS: REVISÃO RP
A 3 – 24/05/11 30/05/11 31/05/11
A 4 – 24/05/11 30/05/11 31/05/11
3º) Avaliação Diária: Realizada durante os encontros semanais, levando em consideração:
- Pontualidade : horário de entrada nos períodos de LP;
- Assiduidade: frequência regular às aulas de LP;
- Participação oral e escrita: realização das tarefas solicitadas;
- Atitudes: interesse, boa vontade, respeito: aos colegas, professores, às normas escolares.
- O aluno receberá 1,0 ponto a cada encontro, se cumprir com todos os itens relacionados acima.
- O descumprimento a qualquer item implicará em desconto a nota do dia.
- A pontuação arrecadada por cada aluno será convertida em uma das notas finais do trimestre.