domingo, 3 de abril de 2011

RESPOSTAS:VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Vídeo 1

RESPONDA NO CADERNO

1. Qual você acha que é a profissão do Jackson Five? Motoboy
2.  Vocês conhecem alguém que fale de forma parecida como a do Jackson Five? Resposta pessoal
3.  Vocês falam alguma palavra ou usam alguma das expressões lingüísticas dele em alguma situação do cotidiano, por exemplo, na rua, com algum amigo?Resposta pessoal
4.  Vocês acham que uma pessoa que fale como o Jackson Five pode sofrer algum tipo de preconceito na sociedade? Os alunos devem chegar a conclusão de que a linguagem do Jackson, apesar de fazer parte de um grande número de falantes, pode sofrer preconceito por parte das pessoas que acreditam que a gíria é pronunciada por pessoas sem instrução, sem emprego, sem qualificação , e até mesmo sem moral.
5. Vocês consideram que Jackson Five usa “um Português errado”? Os alunos devem concluir que Jackson Five não utiliza um Português errado , e sim uma das modalidades dessa língua que é a “gíria”; Sua forma de expressar-se é fruto do meio em que foi criado, de seu convívio com as pessoas. Ele consegue comunicar o que quer a um determinado grupo de pessoas e se faz entender por outras classes de interlocutores também.

Vídeo 2

Assista ao vídeo 2 e preste bem atenção nas variantes NÃO-PADRÃO da Língua Portuguesa:

1. Vocês conhecem alguém que fale de forma parecida como a do personagem que aparece no quadro humorístico? Resposta pessoal

2. Vocês acham que uma pessoa que fale como o personagem pode sofrer algum tipo de preconceito na sociedade? O personagem, por utilizar a linguagem culta, pode não sofrer preconceito, mas à medida que ele lê o texto e demonstra desconhecimento do que fala, utilizando palavras com sentido desconhecido para os falantes, passa a ser um “suposto” culto ao usar a língua. Para completar, dificilmente pessoas que utilizam a língua culta padrão sofrem preconceitos por serem de uma classe privilegiada, que detém o poder na sociedade.

3. Vocês consideram que o personagem usa um Português adequado para a situação ou acham que ele "exagera"? O personagem exagera ao utilizar palavras difíceis, que nem ele conhece, tornando a mensagem incompreensível para muitas pessoas.

4. O ator que interpreta os personagens do vídeo 1 e 2 é o mesmo. Você acha que o modo como ele utiliza a Língua Portuguesa aproxima-se mais do modo utilizado por qual personagem? Por quê? Tanto no vídeo 1, como no 2, ambos representam um candidato a um cargo político, ou seja, a classe dos políticos. No primeiro ele representa a classe dos motoboys, fazendo promessas que irão favorecer a essa categoria; no segundo ele representa uma classe mais elitizada e através de palavras de cunho religioso tenta influenciar o público a que quer atingir.

Vídeo 3

Assista ao Vídeo 3

1. Vocês conhecem a pessoa entrevistada? O que você sabe sobre ela?

Pitty, nome artístico de Priscilla Novais Leone, (Salvador, 7 de Outubro de 1977) é uma cantora de rock brasileira. Priscilla já passou por duas bandas, Inkoma e Shes. Atualmente ela está em carreira solo, desde 2003, ao lado de Martin Mendonça (guitarra), Duda (bateria) e Joe (baixo).

2. E a entrevistadora, o que vocês sabem sobre ela?

Participou também, como atriz, de filmes e telenovelas. Na telenovela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, Marília Gabriela interpretou duas personagens em fases distintas: Josefa Medeiros Duarte Pinto, uma jornalista no período da ditadura militar, e sua filha, Guilhermina de Medeiros Duarte Pinto Lefevre. É uma das protagonistas da série escrita por Aguinaldo Silva sobre a vida de 3 mulheres maduras, chamada Cinquentinha. Suzana Vieira e Betty Lago completariam o trio.
Depois de priorizar a carreira de atriz na Rede Globo, e também de comandar Marília Gabriela Entrevista no canal a cabo GNT, retornou ao SBT em junho de 2010 para reapresentar De Frente com a Gabi.[2] Em 6 de julho de 2010 assinou contrato com a TV Cultura para apresentar o programa Roda Viva, com a manutenção do programa no SBT aos domingos. Sendo assim, Marília Gabriela passa a apresentar três programas em três emissoras diferentes. (Fonte; wikipedia)

3.  Vocês já assistiram ao programa no qual a entrevista foi veiculada? Que programa é esse e onde ele é exibido?
 “Marília Gabriela Entrevista” , dia 23, às 22h, canal GNC; 


4. Como é o formato da entrevista? Formal, descontraída, totalmente informal, totalmente formal?

A entrevista é formal na medida em que segue um padrão do programa de entrevistas, mas é também descontraída, pelas situações que vão sendo criadas pelas respostas da cantora, dando oportunidade a novas perguntas.


Mais conhecida como “a roqueira baiana”, ela diz achar engraçado esse rótulo e conta que a Bahia não se resume ao axé. “Existe um universo totalmente diferente do que é mostrado, que não faz parte do cartão postal”, explica.

Durante o bate-papo, Pitty ainda fala sobre os seus gostos musicais e revela as dificuldades do início da carreira e os planos para o futuro.

A convidada, batizada Priscilla Leone, mostra ainda que a
fama não mudou seu jeito de encarar a vida e que vive como qualquer outra pessoa. “Ganho o suficiente para me manter. Me incomoda a ostentação”, esclarece a roqueira.

Marília Gabriela
Entrevista domingo, ás 22h no GNT.
Horário Alternativo: terça, às 22h30.

5.  A forma como a entrevistada e a entrevistadora usam a Língua Portuguesa durante a entrevista é diferente ou similar?

Marília Gabriela por estar apresentando um programa, cuida a forma de falar, procurando aproximar-se da linguagem culta padrão; mas muitas vezes utiliza a lingua popular e informal.

6. Por que você acha que essa diferença ou semelhança ocorre?

A cantora, muito à vontade, utiliza a linguagem coloquial e às vezes, utiliza a linguagem culta. Essa informalidade presente na fala das duas interlocutoras acaba aproximando as suas falas e facilitando o entendimento e a comunicação.

7. Se, em lugar da cantora Pitty, fosse você a pessoa entrevistada no mesmo programa, você acha que você falaria mais ou menos como ela ou muito diferente? Resposta pessoal

8. Vocês acham que uma pessoa que fale como a Marília Gabriela pode sofrer algum preconceito na sociedade em relação ao modo como conversa com as pessoas?
Provavelmente, não; pois ela é uma entrevistadora famosa e o programa permite que ela utilize diferentes recursos linguísticos para cada tipo de entrevistado.
9. Vocês consideram que a Pitty e a Marília Gabriela usam “um Português correto”? Por quê?

Sim, está de acordo com o contexto do programa. Entrevista, informal e coloquial, que serve para deixar o entrevistado mais à vontade.

Roteiro de reflexão contrastiva dos vídeos 1, 2 e 3:

Responda em seu caderno:

1. Compare os vídeos 1 e 2. O que você consegue perceber de comum entre as duas situações apresentada s (seus personagens, as situações sociais ali representadas etc.)?

Os objetivos do vídeo 1 e do vídeo 2 são os mesmos. Apresentar-se rapidamente ao público como candidatos a cargos políticos. Convencer em pouco tempo os eleitores.

2.  Compare, agora, os vídeos 1 e 2 com o vídeo 3. O que você consegue perceber nas situações apresentadas?

Todos os vídeos tentam mostrar o perfil de uma figura, mas com objetivos diversos. Enquanto os primeiros têm o objetivo de vender uma imagem em poucos minutos, o da entrevista quer prender o público, distrair, e aumentar a audiência, entrevistando uma cantora popular. 

3.  Como é o modo como as pessoas usam a linguagem oral nos vídeos 1 e 2? E como é esse uso da língua oral no vídeo 3?
As pessoas utilizam a linguagem oral, de forma intencional, em todos os videos. A "gíria" do Jackson Five para atingir aquele publico mais jovem. Uma apresentação rápida dos candidatos e aquilo que vão realizar se eleitos. No vídeo da entrevista, mais longo o tempo, apresenta detalhadamente fatos da vida particular da cantora, para prender os telespectadores e aumentar a audiência do programa.

4.  Por que você acha que ocorre essa diferença no uso da língua oral no vídeo 3?

Justamente porque o formato de um programa de entrevistas, permite uma maior abertura em relação ao que vai ser dito. O entrevistador não sabe qual será a resposta do entrevistado, criando diversas possibilidades. Como não é algo programado, as respostas podem variar, assim como a forma como o entrevistado fala.
Nos videos dos candidatos, o tempo é curto e eles devem seguir um roteiro para que dê tempo de colocar todas as informações necessárias para o entendimento do público eleitor.

5.  Você acha que os personagens dos vídeos 1 e 2 deveriam falar como as pessoas do vídeo 3?
Resposta pessoal


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário