sexta-feira, 22 de abril de 2011

CRONOGRAMA DE TRABALHOS E PROVAS

1º) Trabalho sobre variação lingüística             

TURMAS;

 A 3 – 26 de abril

 A 4 - 26 de abril

 A 5 – 04 de maio


1º) Trabalho sobre variação línguística

- Produza um pequeno vídeo caseiro (quase todo celular pode fazer gravações de vídeo curtas hoje em dia!), nos moldes do quadro humorístico que você assistiu, simulando uma propaganda eleitoral.
- Porém, cada aluno ou grupo de alunos irá assumir condições sociais diferentes, e que irão, claro, repercutir no modo como usarão a língua durante o seu "minuto eleitoral": um será médico, outro professor, outra será dona-de-casa, um terá vindo do interior de Minas Gerais, outro da capital do Rio de Janeiro, etc...

Os alunos serão avaliados em termos de:
1) Qualidade do vídeo produzido: o vídeo é criativo? indica interesse e participação dos atores envolvidos em sua confecção?
2) O vídeo atende ao que foi proposto? ou seja, os alunos assumiram, ao criarem seu personagem para o "minuto eleitoral", diferentes papéis sociais e distintas formas de utilizar a língua em suas diversas variantes?
3) O vídeo indica que os alunos compreenderam a necessidade de utilizar a variante padrão da língua oral em situações sociais em que essa variante se fizer necessária?
4) O vídeo demonstra que os alunos compreenderam igualmente que há situações em que a variante não-padrão da língua pode (e, às vezes, deve!) ser utilizada?
5) O vídeo demonstra que os alunos compreenderam que "falar bonito" não significa fazer um bom uso da língua e que "falar errado" nem sempre é, de fato, "errado"?

2º) Avaliação escrita:  conteúdo - Variação lingüística: leitura e análises de textos; emprego dos conceitos estudados: língua, cultura, dialeto, registro, norma, linguagem verbal, linguagem não verbal, gramática natural e gramática normativa

TURMAS:                                REVISÃO                                RP

A 3 – 24/05/11                         30/05/11                               31/05/11 

A 4 – 24/05/11                         30/05/11                               31/05/11

3º) Avaliação Diária: Realizada durante os encontros semanais, levando em consideração:
  • Pontualidade :  horário de entrada nos períodos de LP;
  • Assiduidade:  frequência regular às aulas de LP;
  • Participação oral e escrita: realização das tarefas solicitadas;
  • Atitudes: interesse, boa vontade, respeito:  aos colegas, professores, às normas escolares.
PS:
  • O aluno receberá 1,0 ponto a cada encontro, se cumprir com todos os itens relacionados acima.
  •  O descumprimento a qualquer item implicará em desconto a nota do dia.
  •  A pontuação arrecadada por cada aluno será convertida em uma das notas finais do trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário