sexta-feira, 25 de março de 2011

Correção das atividades (2)

Retrato de velho

Atividade 1A – O narrador é observador, embora, na última frase, apareça como interlocutor. Por isso, a narrativa é construída na 3a pessoa.
B – a) Os exemplos são vários. Um deles é a fala da neta. O narrador fala em “velho implicante”, “coriáceo”, “duro”.
b) Todas as falas dele são reveladoras. Você pode escolher. Também no início, ele é apresentado agindo: esparramando sua roupa e depois catando-a.
c) No presente, temos a impressão de que se está montando mesmo um retrato. O presente aproxima a cena, torna-a atual.
d) As empregadas, possivelmente, experimentam raiva. Mas os familiares mais velhos têm paciência, os jovens e as crianças reagem às implicâncias: uma reclama, o pequeno esconde coisas dele.
e) Resposta pessoal. Mas é cômica a cena do pintor doente e quase expulso. Também o diálogo sobre as moças saindo com os rapazes.
f) Além de fazer literatura, ou fazendo literatura, ele parece querer divertir o leitor.

Atividade 2

Crônica: CiúmeA – Mesmo sem considerar as características do objeto livro, o título do livro e do conto indicariam mais ficção. A personificação do sentimento – Ciúme, com maiúscula é decisiva.

B – O narrador é  a personagem principal.
C – a) A narrativa se faz em 1a pessoa: ...a gente se encontrou: o Ciúme e eu.
b) Torna o texto mais subjetivo, com os fatos trabalhados do ponto de vista da persona-
gem. O que ocorre tem de ser  filtrado por ela.
D – Aparecem os familiares: irmão, mãe, tia, e principalmente o pai. E o Ciúme.
E – Estava escuro (como se ela não pudesse “ver” com clareza,  e ela não sabia se estava dormindo ou não. É como se ela antecipasse a possibilidade de um sonho.
F – De repente; quando eu quis acender a luz; então eu pedia e pedia de novo. E o vento disse aquilo...; E o medo foi passando; E aí. (A própria repetição da conjunção  aditiva e cria um desdobramento temporal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário