sexta-feira, 25 de março de 2011

PRODUÇÃO DE VÍDEO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

AVALIAÇÃO: 

- Produza um pequeno vídeo caseiro (quase todo celular pode fazer gravações de vídeo curtas hoje em dia!), nos moldes do quadro humorístico que você assistiu, simulando uma propaganda eleitoral.
- Porém, cada aluno ou grupo de alunos irá assumir condições sociais diferentes, e que irão, claro, repercutir no modo como usarão a língua durante o seu "minuto eleitoral": um será médico, outro professor, outra será dona-de-casa, um terá vindo do interior de Minas Gerais, outro da capital do Rio de Janeiro, etc...

Os alunos serão avaliados em termos de:
1) Qualidade do vídeo produzido: o vídeo é criativo? indica interesse e participação dos atores envolvidos em sua confecção?
2) O vídeo atende ao que foi proposto? ou seja, os alunos assumiram, ao criarem seu personagem para o "minuto eleitoral", diferentes papéis sociais e distintas formas de utilizar a língua em suas diversas variantes?
3) O vídeo indica que os alunos compreenderam a necessidade de utilizar a variante padrão da língua oral em situações sociais em que essa variante se fizer necessária?
4) O vídeo demonstra que os alunos compreenderam igualmente que há situações em que a variante não-padrão da língua pode (e, às vezes, deve!) ser utilizada?
5) O vídeo demonstra que os alunos compreenderam que "falar bonito" não significa fazer um bom uso da língua e que "falar errado" nem sempre é, de fato, "errado"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário