domingo, 20 de março de 2011

Variantes lingüísticas: dialetos e registros (Aula 2)

OBJETIVO: Relacionar língua e cultura;

Seção 1 : As Inter-relações entre Língua e Cultura

        Comecemos nosso estudo assistindo ao vídeo "Chico Bento no Shopping":


  


- Qual a reação de Chico Bento ao chegar no shopping pela primeira vez
- Que tipo de interpretações equivocadas Chico Bento fez das situações que ocorreram no local? A que se devem essas interpretações?
- Ao ver os nomes das lojas e das propagandas Chico Bento faz um comentário:"A professora ensinou tudo errado na escola". Por que ele chegou a esta conclusão?

 IMPORTANTE:

 O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem parte no cotidiano, no nosso dia-a-dia, e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas.

Podemos perceber no vídeo que Chico Bento faz as interpretações das situações de acordo com a sua LEITURA DE MUNDO. Encontrava-se em um lugar totalmente novo, diferente do seu ambiente. Seu conhecimento prévio de mundo fez com que associasse a "fonte do shopping" com o lago da fazenda onde mora.

Leitura do depoimento de Patativa do Assaré quanto às suas práticas de leitura:

"Eu estudei só seis meses. Agora eu fui me valer do livro. Que não era o livro didático não. Eu não queria saber de categorias gramaticais não. Queria saber de outras coisas. Eu lia era revista, era livro, jornais. eu queria era satisfazer minha curiosidade, não era ler gramaticalmente como vocês por aí não. Eu aprendi lendo. Com a prática de ler a gente vai descobrindo e sabe que nem pode dizer: TU SOIS e NÓS É. Eu aprendi com a prática."
Patativa do Assaré, Antônio Gonçalves da Silva, nascido em 1909, em Assaré, na Serra de Santana, no sul do Ceará, e morto aos 93 anos é um dos maiores poetas populares do país. Traduziu o sertão, dissecou sentimentos em verso e teve vários livros publicados.
Entrevista com Patativa do Assaré

A tragetória de Patativa do Assaré

Patativa do Assaré no Programa do Jô

Vamos ler agora uma crônica de Carlos Drummond de Andrade:

Retrato de velho
Tem horror a criança. Solenemente, faz queixa do bisneto, que lhe sumiu com a palha de cigarro,para vingar-se de seus ralhos intempestivos. Menino é bicho ruim, comenta. Ao chegar a avô, era terno e até meloso, mas a idade o torna coriáceo.
No trocar de roupa, atira no chão as peças usadas. Alguém as recolhe à cesta, para
lavar. Ele suspeita que pretendem subtraí-las, vai à cesta, vasculha, retira o que é seu, lava-o, passa-o. Mal, naturalmente.
– Da próxima vez que ele vier, diz a nora, terei de fechar o registro, para evitar que ele desperdice água.
Espanta-se com os direitos concedidos às empregadas. Onde já se viu? Isso aqui é o paraíso das criadas. A patroa acorda cedo para despertar a cozinheira. Ele se levanta mais cedo ainda, e vai acordar a dona de casa:
– Acorda,  sua mandriona, o  dia já clareou!
As empregadas reagem contra a tirania, despedem-se. E sem empregadas, sua presença ainda é mais terrível.
As netas adolescentes recebem amigos. Um deles, o pintor, foi acometido de mal
súbito e teve de deitar-se na cama de uma das garotas. Indignação: Que pouca-vergonha é essa? Esse bandalho aí conspurcando o leito de uma virgem? Ou quem sabe se nem é mais virgem?
– Vovô, o senhor é um monstro!
E é um custo impedir que ele escaramuce o doente para fora de casa.
– A senhora deixa suas filhas irem ao baile sozinhas com rapazes? Diga, a
senhora deixa?
– Não vão sozinhas, vão com os rapazes.
– Pior ainda! Muito pior! A obrigação dos pais é acompanhar as filhas a tudo
quanto é festa.
– Papai, a gente nem pode entrar lá com as meninas. É coisa de brotos.
– É, não é? Pois me dá depressa o chapéu para eu ir lá dizer poucas e boas!
Não se sabe o que fazer dele. Que fim se pode dar a velhos implicantes? O jeito é
guardá-lo por três meses e deixá-lo ir para outra casa, brigado. Mais três meses, e nova
mudança, nas mesmas condições. O velho é duro:
– Vocês me deixam esbodegado, vocês são insuportáveis! – queixa-se ao sair.
Mas volta.
– Descobri que  paciência é uma forma de amor – diz-me uma das filhas, sorrindo.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Retrato de velho. In A bolsa & a vida. Rio de Janeiro, 1962. p. 207-209.


Embora cada vez mais se tome o conto pela crônica, sobretudo quando esta é
narrativa, podemos dizer com firmeza que temos aqui uma crônica: uma composi-
ção curta, voltada para os acontecimentos do cotidiano, que pode contar uma
história, tecer comentários sociais ou políticos, ou ainda apresentar um conteúdo
lírico, poético, apresentando a emoção do autor diante de certo acontecimento.
Muitas vezes, a crônica tem um tom de humor. Todas essas características têm a ver com o fato de a  crônica aparecer inicialmente em jornais e revistas.
A crônica que você leu  é uma  narrativa. Você vai estudar mais tarde o
gênero chamado narrativa ficcional. Por ora, basta lembrar que  a  narrativa se
caracteriza por contar uma história, por meio de um narrador, sobre personagens
(humanos, animais, imaginários) que vivem os acontecimentos desenrolados num
espaço e num tempo. O narrador, que conta a história, pode ser personagem dela,
ou pode ser apenas observador dos fatos. Como narrador-personagem, ele conta a
história em primeira pessoa (eu, nós); como narrador-observador, a narrativa é feita em terceira pessoa (ele, ela, eles) .

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) , mineiro de Itabira,  é considerado
nosso maior poeta, mas tem uma importante obra como cronista e contista. Em sua
vasta obra, privilegiou a observação do cotidiano e das personagens simples e con-
sideradas parte das minorias. Daí sua enorme simpatia pelas crianças, que soube
retratar como poucos, pelos funcionários sem graduação, pelos transeuntes. Entre
suas obras líricas, estão: Rosa do povo, Sentimento do mundo, Boitempo, Lição de
coisas. Entre seus livros de crônicas, destacam-se: O poder ultra-jovem, Fala, amendoeira, A bolsa & a vida, Cadeira de balanço. Livros de contos: Contos plausíveis e Contos de aprendiz.



Vamos trabalhar um pouco o texto.

Atividade 1
A – Que tipo de narrador aparece nessa crônica e em que pessoa a narrativa se
constrói?
B – A personagem principal, aqui, tem seu “retrato” minuciosamente  feito pelo narrador.
Mas ele usa de dois procedimentos diferentes:

a) ele mesmo, narrador, ou outra personagem, apresenta as características  do
pai/sogro/avô;

b) as atitudes e falas do velho falam por si, completam o retrato feito pelos outros.
Indique abaixo passagens que exemplifiquem  os dois procedimentos.

a)­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________________________

b)______________________________________________________________

c) Embora os fatos apresentados sejam todos passados, os verbos aparecem no presente.
Que sentido isso traz para você?

d) Que sentimentos das pessoas para com esse velho ficam evidenciados no texto?

e) No texto, há várias passagens de humor. Indique pelo menos duas situações em que ele se faz presente.

f) Que intenções você acredita que teve o autor, ao escrever essa crônica?


2 comentários:

  1. CHICO BENTO NO SHOPPING

    Nomes: Milene Lacerda e Juan Teixeira
    Turma :a4

    1)De espanto e decepção, pois ele disse que ali só tinha pessoas e lojas,não tinha lago nem nada.

    2)Tomou banho na fonte, pensando que era um lago,Foi embora com os sapatos da loja sem pagar, andou na escada rolante errada. Isso porque ele não é da cidade,e nao está acostumado com as coisas de lá.

    3)Porque era em inglês,e ele nem sabia que lingua era aquela.

    ResponderExcluir
  2. Respostas das perguntas da crônica "Retrato Velho"

    A- Um narrador que fala sobre as características do avô.

    B- Alternativa "A".

    a)Tem horror a criança.
    b)Vocês me deixam esbodegado.
    c)Que isso ja ocorreu.
    d)Ele é um monstro.
    e)-"Vocês me deixam esbodegado, voces são insuportaveis."
    -"A senhora deixa suas filhas irem ao baile sozinhas com rapazes?"
    f)Descrever como o narrador pensa de sua familia e o comportamento de seu avô.




    Nome: Alessandra.
    Turma: A4.

    ResponderExcluir