sexta-feira, 25 de março de 2011

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: Reflexão sobre o uso da língua

Reflexões sobre o uso da língua

OBJETIVOS:
1) Refletir sobre a variação lingüística e desenvolver um pensamento crítico sobre a língua e seus usos sociais,
2) perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução;
 3) conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado;
4) discutir e combater o preconceito lingüístico;
5) perceber a coexistência de diferentes variantes da língua oral;
6) atentar para a necessidade de dominar a variante padrão da língua oral, para um pleno exercício da cidadania, nas mais diversas situações de comunicação em que essa variante é exigida.

Assista ao vídeo 1 e pense um pouco sobre o modo como Jackson Five usa a Língua Portuguesa. Em seguida, iremos conversar um pouco sobre o vídeo.



RESPONDA NO CADERNO

1. Qual você acha que é a profissão do Jackson Five?
2.  Vocês conhecem alguém que fale de forma parecida como a do Jackson Five?
3.  Vocês falam alguma palavra ou usam alguma das expressões lingüísticas dele em alguma situação do cotidiano, por exemplo, na rua, com algum amigo?
4.  Vocês acham que uma pessoa que fale como o Jackson Five pode sofrer algum tipo de preconceito na sociedade?
5. Vocês consideram que Jackson Five usa “um Português errado”?

SOBRE O VÍDEO 1: o professor pode ainda recuperar, juntamente com os alunos, algumas ocorrências lingüísticas típicas de variantes não-padrão da língua e discutir essas ocorrências (elas são erros? por que
sim ou por que não?), coletivamente, com os alunos.

Assista ao vídeo 2 e preste bem atenção nas variantes NÃO-PADRÃO da Língua Portuguesa:

                                                   

RESPONDA NO CADERNO:


1. Vocês conhecem alguém que fale de forma parecida como a do personagem que aparece no quadro humorístico?
2. Vocês acham que uma pessoa que fale como o personagem pode sofrer algum tipo de preconceito na sociedade?
3. Vocês consideram que o personagem usa um Português adequada para a situação ou acham que ele "exagera"?
4. O ator que interpreta os personagens do vídeo 1 e 2 é o mesmo. Você acha que o modo como ele utiliza a Língua Portuguesa aproxima-se mais do modo utilizado por qual personagem? Por quê?

 Assista ao Vídeo 3

Apresentação do vídeo 3: (Programa Marília Gabriela: entrevista Pitty (1’24”).
- Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca das exigências sociais de uso da norma padrão da língua, incentivando-os a comentarem o vídeo. Por se tratar de um vídeo com uma cantora de Rock, conhecida do público em geral e, em especial, do público jovem, os alunos, muito provavelmente, irão se sentir motivados a falar sobre ele. O levantamento de como os alunos entendem a variante padrão da língua pode ser feito de acordo com o roteiro que se segue, sendo que você, professor, pode (e deve!) ficar à vontade para improvisar, conforme os comentários dos alunos:

RESPONDA NO CADERNO:





1. Vocês conhecem a pessoa entrevistada? O que você sabe sobre ela?
2. E a entrevistadora, o que vocês sabem sobre ela?
3.  Vocês já assistiram ao programa no qual a entrevista foi veiculada? Que programa é esse e onde ele é exibido?
4. Como é o formato da entrevista? Formal, descontraída, totalmente inform al, totalmente formal?
5.  A forma como a entrevistada e a entr evistadora usam a Lín gua Portuguesa dur ante a entrevista é diferente ou similar?
6. Por que você acha que essa diferença ou semelhança ocorre?
7. Se, em lugar da cantora Pitty, fosse você a pessoa entrevistada no mesmo programa, você acha que você falaria mais ou menos como ela ou muito diferente?

8. Vocês acham que uma pessoa que fale como a Marília Gabriela pode sofrer algum preconceito na sociedade em relação ao modo como conversa com as pessoas?
9. Vocês consideram que a Pitty e a Marília Gabriela usam “um Português correto”? Por quê?

Roteiro de reflexão contrastiva dos vídeos 1, 2 e 3:

Responda em seu caderno:

1. Compare os vídeos 1 e 2. O que você consegue perceber de comum entre as duas situações apresentada s (seus personagens, as situações sociais ali representadas etc.)?
2.  Compare, agora, os vídeos 1 e 2 com o vídeo 3. O que você consegue perceber nas situações apresentadas?
3.  Como é o modo como as pessoas usam a linguagem oral nos vídeos 1 e 2? E como é esse uso da língua oral no vídeo 3?
4.  Por que você acha que ocorre essa diferença no uso da língua oral no vídeo 3?
5.  Você acha que os personagens dos vídeos 1 e 2 deveriam falar como as pessoas do vídeo 3?
Recursos Complementares

Nenhum comentário:

Postar um comentário